A ATAESP criou um canal efetivo com a Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT), que proporcionou conquistas inéditas e significativas para o setor.


Um dos motivos que fomentam a conhecida mazela da concorrência desleal dentro das atividades de captação, armazenamento e transporte de água potável via carro pipa é a falta de uma diretriz clara para o padrão dos caminhões.

 

A única diretriz legal neste sentido é a fraca e ultrapassada Resolução Estadual SS 48 de 31/03/199.

 

Por isso, a ATAEPS liderou a criação de uma Norma, de âmbito nacional, trazendo o que tinha de bom na Resolução SS 48 e excluindo o que tinha de superado. Em 26/08/2020, por conta dessa inciativa, foi editada a Norma ABNT NBR 16882, que conta com um padrão nacional para o caminhão pipa.

 

Em 2019, a ATAESP teve a oportunidade de participar da criação de mais duas Normas da ABNT. Elas contemplam os requisitos para que uma edificação seja considerada sustentável e ambientalmente correta. Até então, os empreendedores saiam divulgando e vendendo prédios com este apelo de ambientalmente sustentáveis, sem que houvessem critérios necessários para tal.

 

A ABNT se mobilizou para criação de duas normas, editadas em 2019, estabelecido que, se uma edificação deseja receber a qualificação de ambientalmente sustentável, precisa atender os requisitos das Normas ABNT NBR 16782 e 16783. Dentre as várias previsões nelas, consta que esta edificação precisa fazer uso de água proveniente de fontes alternativas e dentre elas, o Caminhão Pipa foi contemplado expressamente.

 

A inclusão do Caminhão nestas Normas foi fruto do trabalho da ATAESP na participação de criação destas normas e convencimento de toda comissão que nossa água / serviço merece esta condição de legítima fonte alternativa de abastecimento.