A Associação Brasileira de Água Subterrânea (ABAS) é a maior e mais conceituada entidade privada constituída para defender os interesses da água subterrânea do país.


A Associação de Transportadores de Água do Estado de São Paulo (ATAESP) tem um histórico de anos de trabalho conjunto com a ABAS, entretanto, em 2020 foi firmada uma filiação como sócios patrocinadores desta entidade.

Assim, a ATAESP alcança um patamar diferenciado, passando a ter voz ativa e se posicionando numa condição de poder, efetivamente, direcionar os rumos das ações pautadas pela ABAS.

Sem dúvida, a ATA ficou mais forte e relevante no cenário nacional, com essa parceria. Há muitos anos, por exemplo, poderosos grupos econômicos trabalhavam para cercear o uso das fontes alternativas, que têm como seu principal vetor o poço profundo. Sem a articulação da ATA, principalmente em conjunto com a ABAS, os empresários do setor poderiam perder o direito de captar e distribuir nossa água via caminhão pipa.

Vale lembrar o episódio da lei Federal de Saneamento 11.445 de 05/01/2007, que trazia em seu Artigo 45, uma previsão que proibia o setor privado de abastecer qualquer reservatório contendo água proveniente das concessionárias de abastecimento. Essa previsão praticamente acabaria com a atividade de transporte de água por caminhão pipa. Depois de três anos de trabalho em conjunto com a ABAS, em 2010, na regulamentação da Lei, a associação conseguiu reverter este cenário, corrigindo o texto e seus equívocos.

É muito importante que transportadores de água tenham consciência que o desenvolvimento legal de sua atividade só tem sido possível devido ao trabalho conjunto da ATAS e da ABAS.

Quem quiser conhecer mais sobre a Associação Brasileira de Água Subterrânea, pode acessar o site www.abas.org