A mídia tem comentado há algum tempo a situação de crise hídrica em diversas regiões do Brasil, em especial no Centro Oeste, Sul e Sudeste.


O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiram alerta de emergência hídrica entre os meses de junho a outubro deste ano, em cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Todos estão na bacia do Rio Paraná, onde se concentra parte da produção agropecuária e grandes hidrelétricas.

 

Nessas regiões, a situação é classificada como “severa” e a previsão é de pouco volume de chuvas para o período. É o primeiro alerta dessa natureza em 111 anos de serviços meteorológicos do País.

 

O Estado de São Paulo, em função da parceria SAA (Instituto de Pesquisa-APTA . CDRS) - DAEE -FEHIDRO e a FUNDAG vêm desenvolvendo ações de monitoramento da situação hídrica no Estado. Os boletins atualizados podem ser acessados no site www.ciiagro.org.br

ou https://www.cdrs.sp.gov.br/portal/boletins